Fotos Rui Silva, Aspress
Madeira

Saúde discutida no 'tribunal' do Porto Moniz

None

No bar do Lino, conhecido pelo 'Tribunal', são discutidos todos os assuntos relevantes do município. Os dossiers são esmiuçados pela clientela, alguns, os mais velhos e mais habituais, são tidos como 'juízes' e são eles que ditam as sentenças para determinados casos. Alguns bicudos. A saúde, a reabertura das urgências 24 horas, levantam acesas discussões.

None

No 'tribunal' não falta o martelo, um improvisado objecto de madeira que serve para sentenciar a matéria. São formas de atrair a clientela e de manter viva boa disposição numa terra onde socialistas e social-democratas dividem-se.

None

O espaço é palco de reencontro entre autarcas e munícipes.

None

A afluência de turistas às piscinas naturais voltou a ser o que era, de qualquer modo nas zonas altas há quem se queixe que os negócios estão às moscas. É uma freguesia de dupla face: junto ao mar virada para o turismo e uma mais serrana onde predomina o cultivo intensivo da agricultura.

None

O antigo matadouro continua a não apresentar uma imagem que favoreça o concelho.

None

O heliporto é uma infra-estrutura sem solução à vista.

None

 A Câmara promete de uma vez por todas criar uma unidade que chamar-se-á Eco-centro que terá como finalidade a triagem dos resíduos, uma promessa antiga que tarda em ser implementada.