Miguel Brito quer fazer do Porto Santo "a melhor ilha para viver"
O candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da Câmara Municipal do Porto Santo voltou a apelar ao voto dos porto-santenses no próximo dia 26, num almoço-comício realizado este domingo (19 de Setembro), que contou com a presença do presidente do PS-Madeira.
Miguel Brito explicou que o seu projecto tem como principal objectivo "alterar o paradigma de governação da localidade, preconizando um novo modelo de desenvolvimento assente em áreas como o social, a reabilitação urbana, a revitalização do comércio, a requalificação do produto turístico, a educação e o emprego".
No campo social, Miguel Brito afirmou ser “necessário e urgente implementar uma rede integrada de apoio social para que, após a crise pandémica, todas as pessoas possam ser integradas de maneira mais justa e equitativa". Outras propostas neste campo passam pela criação de "uma comissão municipal de protecção ao idoso", de um "centro associativo" para os mais jovens, bem como pela "aposta na melhoria do parque habitacional".
Por outro lado, o candidato à presidência da edilidade porto-santense apontou a reabilitação urbana como "importante para colocar o porto santo num 'brinquinho'”. Neste sentido, defendeu o "ordenamento do território", bem como a requalificação dos "espaços públicos", "jardins" e "acessos à praia".
A "revitalização do comércio" e a "requalificação do produto turístico e dos recursos humanos" foram também focadas por Miguel Brito, que vê nestas componentes também "uma forma de atrair investimento e de criar emprego". Como tal, promete "melhorar os acessos pedonais, as veredas, os miradouros e outros espaços públicos".
“Só com o apoio de todos e com a nossa mobilização é que todo este projeto se pode materializar”, adiantou, apelando a que “todos os porto-santenses possam dar-nos o voto de confiança, para que efectivamente possamos ter um novo modelo de desenvolvimento económico na nossa ilha”.
Por seu turno, o presidente do PS-M, Paulo Cafôfo, salientou que Miguel Brito é "a pessoa certa para mudar o Porto Santo", evidenciando o facto de o candidato "conhecer bem a realidade da ilha, as pessoas e os problemas" e de ter as "soluções para os mesmos".
Olhando àquilo que foram os últimos quatro anos de governação ‘laranja’ na ilha, o líder socialista disse que "a existência de um Governo Regional e de uma Câmara do PSD não resolveu os problemas do Porto Santo". “Não pode ser a Madeira, não pode ser a Quinta Vigia a determinar o que é melhor para o Porto Santo. O que é melhor para o Porto Santo tem de ser decisão dos próprios porto-santenses”, frisou.
O presidente do PS-M focou ainda a necessidade de "requalificar o território, reabilitar o centro histórico, dar melhores condições à praia, apostar na requalificação do produto turístico, na promoção de roteiros e no cuidado dos espaços públicos".
“Esse é o grande objetivo, ter uma melhor ilha para viver, porque se tivermos uma melhor ilha para viver, será com certeza uma melhor ilha para visitar”, sustentou.