“O actual executivo deixou a causa animal ao abandono”
A candidata a vereadora à Câmara Municipal do Funchal pela coligação PSD/CDS ‘Funchal Sempre à Frente’, participou num debate ‘on-line’ sobre a causa animal, organizado pela deputada da Assembleia da República, Cristina Rodrigues. Nádia Coelho "realçou a proposta de criação de um Plano Estratégico Municipal para a Causa Animal, com medidas integradas que permitam melhorar a actual situação", pode-se ler num comunicado da iniciativa.
“Foram oito anos em que a inércia do actual executivo deixou literalmente a causa animal ao abandono”, afirmou a candidata.
"O debate ficou marcado pela ausência da maioria das forças políticas candidatas ao Funchal - para além de ‘Funchal Sempre à Frente’, apenas JPP, Livre e Iniciativa Liberal se juntaram", refere. “Não posso deixar de referir também que não deixa de ser estranho a ausência da coligação Confiança. Aliás, o abandono da causa animal acho que fica bem patente neste debate. Não comparecem porque certamente têm vergonha de nada ter para apresentar, nem trabalho feito, nem propostas para o futuro”, criticou a candidata a vereadora.
Nádia Coelho elencou algumas das medidas previstas no Plano Estratégico Municipal para a Causa Animal, nomeadamente "a realização de campanhas educativas para a consciencialização da sociedade, especialmente nas camadas mais jovens e nos idosos, a realização de campanhas de esterilização massiva, estabelecendo sinergias com todas as juntas de freguesia, o lançamento de programas de adoção conscientes e campanhas de vacinação com acompanhamento do veterinário municipal, e um programa de teleconsultas veterinárias gratuitas para animais registados".
A candidata do 'Funchal Sempre à Frente' criticou ainda "o facto de a autarquia não ter um veterinário municipal", acrescentando que com a candidatura PSD/CDS "isso será alterado", diz a nota. "Serão ainda melhoradas as infraestruturas municipais, será feito o reforço dos protocolos com entidades privadas para promover a proteção e o cuidado com os animais e serão criadas as condições para a concretização do crematório animal", consubstancia
Nádia Coelho "apontou ainda a criação da figura do Provedor do Animal, por parte do Governo Regional, como um exemplo de boas práticas, que a candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ quer adoptar no município do Funchal", promete.