Eleições Autárquicas Madeira

Confiança pretende implementar Plano de Rearborização Urbana no Funchal

None

A candidatura da Coligação Confiança à Câmara Municipal do Funchal (CMF) esteve esta manhã na Estrada Monumental, na freguesia de São Martinho, onde o candidato à presidência da CMF, Miguel Silva Gouveia, acompanhado do candidato à presidência da Junta de Freguesia de São Martinho, Duarte Caldeira, e de diversos candidatos à equipa de vereação, apresentou o futuro Plano de Rearborização Urbana do Funchal.

"Este troço da Estrada Monumental, entre a Ponte da Praia Formosa e a Ponte dos Socorridos, é um exemplo da necessidade de conciliação entre o património arbóreo que a cidade tem e as infra-estruturas rodoviárias, as redes de água e outros serviços de utilidade pública que existem no subsolo", apontou o Miguel Gouveia, que considera "fundamental resolver os conflitos que existem entre uma cidade sustentável, amiga do ambiente, e uma cidade planeada, e com boa mobilidade".

"É por isso que temos no nosso programa eleitoral uma proposta para a criação de um Plano de Rearborização Urbana, que será complementado com requalificações urbanísticas nas suas áreas de intervenção", sustentou.

Miguel Silva Gouveia nota ainda que a Estrada Monumental carece de "uma avaliação de todas as árvores que estão neste eixo de acessibilidade de entrada e saída da cidade a oeste", de modo a possibilitar a rearborização desta zona e "resolver os conflitos existentes com os passeios, as faixas de rodagem e as infra-estruturas que existem no subsolo".

"A requalificação urbanística vai garantir, igualmente, uma repavimentação integral desta via, dando também melhores condições aos funchalenses que utilizam esta zona como uma área de fruição desportiva e de lazer", acrescenta.

O cabeça-de-lista da Coligação Confiança explicou, por fim, que "esta ação será transposta a outras áreas da cidade já identificadas, por exemplo à Rua Pedro José de Ornelas, à Rua João de Deus e ao Largo das Babosas, entre outras".