Tu cá tu lá
Sim, recordar é viver, muitos já não se recordam, mas muitos ainda se lembram.
Os anos passaram e a lembrança ficou, o ‘tu cá tu lá’ era o nome do espetáculo musical que durante muitos anos era levado a efeito no palco do cine parque e recordamos o mesmo porque anos esteve de casa esgotada.
Vou recordar aqui um pouco do seu historial.
Este espetáculo foi realizado pela primeira vez seu criador Virgílio Gonçalves, era um homem da radio e durante algum tempo esteve a conduzir os destinos do mesmo, mas mais tarde emigrou, e o espetáculo continuou, era apresentado pela produtora de radio, Helena Paula, mais tarde a mesma acabou deixando e foi aí que começou a ser conduzido por mim e assim ficou durante anos até ao dia do seu termino.
Este espetáculo musical era apresentado no cine parque todos os domingos ás 15.00horas e eram duas horas e meia de espetáculo de variedades e sempre com casa esgotada devido a sua qualidade.
Por este palco passaram tantos artistas, tantos estreantes que não é fácil lembrar todos os nomes mas eu vou recordar alguns. Muitos se estrearam lá e foi para eles uma rampa de lançamento pois a partir dai nunca mais deixaram de cantar, para outros foi uma atividade lúdica, pois tinham os seus empregos, e no meu caso, a organização, a gestão, o licenciamento, a decoração somente uma parte estava a meu cargo, era onde todos se uniam e trabalhavam em comum.
O importante era ter o palco pronto e montado para o espetáculo (as aparelhagem da altura não beneficiavam os artistas tinham mesmo de saber cantar).
Por aqui passaram durante tantos anos, artistas, como o José Luís Mendonça, o Felix, o José Cândido, o Mário Pedro, a Idalina Maria, a Ana (referência nacional) a Irene Ferreira, Fernando Madeira, o Albertito e os filhos e o Mikei, e tantos convidados quando estavam de passagem pela Madeira, o Cine Parque e o tu cá tu lá foi o seu palco.
Mas há mais três que eu gostaria de referenciar como estreantes, foi esse programa o seu primeiro palco e foi ai que receberam o seu primeiro caché.
Foram eles: Vasco de Freitas, Paulo Amaro e Marino de Freitas, todos encantaram o publico na sua estreia.
O Marino de Freitas era bem pequeno, tocou neste palco pela 1º vez o contrabaixo que o seu pai lhe deixou como herança foi preciso usar uma banca.
Na estreia destes três o publico aplaudiu de pé, casa esgotada , publico em ovação, para uma vida artística é o melhor incentivo portanto o Vasco encantou com a sua voz, o Paulo Amaro também e o Marino a tocar o seu baixo , mas eu não quero de maneira nenhuma esquecer os outros que todos os domingos mostravam o seu talento.
Os ensaios eram rigorosos e não pensem que para atuar neste palco era fácil, não era, apesar de ter um nome popular e ser apresentado para o povo não era qualquer um que aí atuava, tinha de ser mesmo bom.
Desde o dia da primeira atuação Vasco de Freitas recebeu do povo de Câmara de Lobos todo o seu carinho e fidelidade para com ele pois todos os domingos estavam lá sempre presentes e fizeram isso durante vários anos.
Também o Carlos Jorge teve um papel importante neste espetáculo, era ele que coordenava os ensaios, escolhia as músicas, também cantava, apresentava e animava, teve portanto um papel de grande relevo neste espetáculo sem ele não sei como seriam as coisas.
Se este espetáculo durante tantos anos teve grande sucesso e casa sempre esgotada, tal facto deve-se aos artistas que por ali passaram e foram eles que deram fama e sucesso ao tão famoso espetáculo tu cá tu lá e olhem que nesse tempo não era fácil.
Peço desculpa se me esqueci de alguém, a minha idade já me pega partidas na memoria.
Mais palavras para quê , que fale quem sabe.
Juvenal Fernandes Silva