Envelhecimento activo e mais vagas nos lares são apostas de Pedro Damião Fernandes em Santa Cruz
Foi nas imediações da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz que o candidato à junta pela coligação PSD/CDS deixou o alerta para os problemas que afectam a terceira idade na freguesia. Neste campo, Pedro Damião Fernandes sublinha a importância de existirem "novas respostas e mais apoios a esta faixa da população, nomeadamente a mais carenciada".
Relembrando um dos compromissos do seu programa 'SANTA CRUZ + SOCIAL', o candidato reforça a necessidade da Junta de Freguesia assumir "outro papel", "muito mais activo e inventivo", de modo a "desenvolver um trabalho de monitorização e coordenação com as várias instituições que fazem, naquela freguesia e em nome da população, um trabalho extraordinário”.
Na prática, sublinha, que a Junta de Freguesia de Santa Cruz “deve saber articular os processos com as diversas entidades, trabalhando em rede, no sentido de que as carências sejam temporárias e dando a conhecer, também, os apoios que existem e que muitas vezes não são devidamente divulgados ou acessíveis a quem mais precisa”.
Pedro Damião Fernandes que, a este propósito, faz questão de afirmar que “deve ser um desígnio colectivo da cidade de Santa Cruz a disponibilização de mais vagas para idosos em lar nesta freguesia".
Ainda no que respeita à terceira idade, o candidato avança que, no âmbito do projecto 'ABRAÇA SANTA CRUZ', é seu objectivo apostar na "maior dinamização de políticas de envelhecimento activo para a população", políticas essas que contribuam para "reforçar e diversificar a oferta de actividades actualmente existente, dando outra dignidade, valorização e ocupação aos idosos que vivem em Santa Cruz".
Em relação à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, defende "uma ligação mais próxima, por parte do poder autárquico". a esta "centenária instituição da freguesia e mesmo do concelho", que "tem apostado e garantido o cuidado aos idosos da nossa freguesia”.