Madeira

Crescimento económico é "grande desafio político de Portugal", diz Albuquerque

None

À margem da inauguração do 1º posto de abastecimento bp no Porto Santo, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, lamentou o facto de Portugal não crescer "há 20 anos".

"São as empresas que criam riqueza, empregos e trazem o desenvolvimento"

A afirmação é de Miguel Albuquerque na inauguração do 1º posto de abastecimento bp no Porto Santo

"Nós estamos com crescimento económico de 0.5 a 0.7, ou seja, Portugal não cresce, Nos últimos 20 anos, Portugal está a ser ultrapassado pelos nosso principais parceiros europeus em termos de crescimento económico. Os países de Leste que aderiram à União Europeia em 2004 e que eram mais pobres que Portugal já nos estão a ultrapassar", vincou o governante.

Albuquerque considera, por isso, que o "grande desafio político de Portugal" é "ter uma economia a crescer, no sentido de garantir melhor rendimento, melhor empregabilidade, melhor qualidade de vida para para os portugueses".

Questionado pelos jornalista sobre a responsabilidade desta situação de marasmo económico, o líder do Governo Regional assevera que "os culpados são os governos nacionais que não têm adoptado políticas voltadas para o crescimento".

Porto em fase de recuperação

No que toca ao Porto Santo, por outro lado, Albuquerque refere que a ilha está numa fase de recuperação económica e que o seu executivo vai "continuar a estimular os empresários e os investidores para fazer uma aposta no crescimento económico".

"Está "a correr bem (...) Esta retoma no Verão foi muito boa. O turismo teve cerca de 33 mil pessoas aqui no Porto Santo durante o mês de Agosto e, neste momento, os hotéis estão cheios até à segunda semana de Outubro", sustenta.

Como estratégias para "quebrar a sazonalidade", Albuquerque aponta ainda a operação da Dinamarca, a par de eventos como o Campeonato do Mundo de Fotografia e Vídeo Subaquático, que prevê trazer "uma grande dinâmica em termos de movimento e economia" ao Porto Santo, no mês de Outubro.

Ilha 'verde'

No que toca ao Ambiente e às questões do desenvolvimento sustentável, o presidente destacou ainda que, "o Porto Santo hoje é, ao nível europeu, das ilhas com menor emissão de carbono e das mais ecologicamente preservadas".