Madeira

Universidade Sénior da Ribeira Brava inicia ano lectivo com 100 alunos

None

A Universidade Sénior da Ribeira Brava deu início esta quinta-feira, 16 de Setembro, ao ano lectivo 2021/2022, com 100 alunos matriculados nas várias actividades culturais e de lazer.

A cerimónia realizada esta manhã nos jardins da Câmara Municipal da Ribeira Brava juntou alunos, professores e entidades parceiras do projecto inclusivo vocacionado para a população sénior.

Ricardo Nascimento, presidente da Câmara e dinamizador do projecto, salientou o investimento camarário na educação e formação da população do concelho, que inclui, há quatro anos, a formação ao longo da vida e a promoção do envelhecimento activo através da Universidade Sénior.

O autarca mostrou-se “orgulhoso” pela aposta num “projecto inclusivo e benéfico” para os mais velhos e agradeceu as entidades parceiras, nomeadamente, a Secretaria Regional da Educação, as escolas, associações e instituições do concelho, a equipa da autarquia e a coordenadora do projecto, desejando a todos um feliz ano lectivo.

Por sua vez, Marco Gomes, director regional da Educação, recordou que nunca é tarde para aprender. “Em boa hora esta autarquia, em colaboração com a SRE e outras entidades, conseguiu levantar esta proposta educativa e criar esta oportunidade para todos continuarem a aprender e a ultrapassar alguma solidão”, referiu o governante, salientando que a educação permite “construir oportunidades para que as pessoas possam desenvolver-se como pessoas, como cidadãos, ganhar qualidade de vida e construir caminhos de felicidade”.

Já a coordenadora da Universidade Sénior, Zélia Encarnação, destacou como novidades a disciplina de Português Língua Não Materna, as aulas de natação, hidroginástica e actividades náuticas, assim como a introdução do 'Walking Footbal', uma modalidade desportiva virada para a competição através de um torneio regional e outro nacional.

Zélia Encarnação prometeu o mesmo dinamismo e qualidade, estando já agendada uma viagem cultural à Vidigueira, no distrito de Beja, inserida na disciplina de História.