Madeira recebe 26.ª Conferência de Directores dos Serviços Prisionais e de Liberdade Condicional do Conselho da Europa
Evento decorre no Vidamar Resort Hotel Madeira, nos dias 20 e 21 de Setembro, sob o tema 'Ganhar uma vantagem sobre a pandemia'
'Impacto da pandemia covid-19 na saúde mental e na utilização de novas tecnologias nas prisões e liberdade condicional' em debate no Funchal
A conferência anual dos Directores dos Serviços Prisionais e de Liberdade Condicional do Conselho da Europa tem lugar nos próximos dias 20 e 21 de Setembro no Vidamar Resort Hotel Madeira.
Co-organizada pelos Serviços Prisionais e Liberais Portugueses sob o tema 'Ganhar uma vantagem sobre a pandemia', a conferência irá analisar as formas como a pandemia afectou a saúde mental de criminosos e funcionários, assim com as lições a serem aprendidas com a situação, incluindo o tratamento de infractores com deficiências e transtornos de saúde mental.
O colóquio colocará em debate os aspectos éticos e organizacionais do uso aprimorado de novas tecnologias, incluindo inteligência artificial, nas prisões e pelos serviços de liberdade condicional, que experimentaram um rápido crescimento durante a pandemia. Os dados estatísticos relacionados com a covid-19 em prisões colectados durante os últimos meses também serão discutidos.
Os participantes irão considerar a gestão de pessoas acusadas ou condenadas por um crime sexual, um tema sobre o qual o Comité de Ministros do Conselho da Europa está a preparar um conjunto de recomendações para orientar as autoridades nacionais na sua legislação, políticas e práticas.
A conferência terá início pelas 10 horas do dia 20 de Setembro e decorrerá no Vidamar Resort Hotel Madeira. Irineu Barreto, Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, fará a abertura da conferência.
Oradores:
- Francisca Van Dunem, Ministra da Justiça de Portugal;
- Embaixador Christian Meuwly, Representante Permanente da Suíça no Conselho da Europa e Presidente do Grupo Relator do Comitê de Ministros sobre Cooperação Jurídica;
- Jan Kleijssen, Director da Sociedade da Informação e Acção contra o Crime do Conselho da Europa;
- Jorge Carvalho, Secretário da Educação, Ciência e Tecnologia do Governo Regional da Madeira;
- Alan Mitchell, presidente do Comitê para a Prevenção da Tortura (CPT).
Programa: