Resultados e sondagens no dia das eleições só depois das 21h
Tudo por causa das assembleias de voto estarem excepcionalmente abertas até às 20h e de haver diferença horária nos Açores
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) alertou ontem que, no dia das eleições autárquicas, a 26 de Setembro, os resultados provisórios, sondagens e inquéritos só poderão ser divulgados a partir do encerramento das urnas nos Açores, ou seja, às 21 horas da Madeira.
"No dia da eleição, apenas a partir da hora do fecho das urnas na RA [Região Autónoma] dos Açores -- 21:00 GMT -- podem ser divulgados os resultados do escrutínio provisório, bem como os resultados de sondagens ou inquéritos de opinião ou de projeções", refere a CNE, numa pequena nota.
De acordo com o organismo, o adiamento em uma hora da divulgação de resultados "resulta de uma alteração pontual à lei que vigora apenas este ano e que alargou o período de votação até às 20:00".
A assembleia de voto abre às 8 horas do dia marcado para a realização da eleição. Nas eleições a realizar este ano, a admissão de eleitores na assembleia de voto faz-se até às 20 horas.
Mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar nestas eleições do poder local, recebendo cada um três boletins de voto, um dos quais para eleger o executivo de cada uma das 308 câmaras municipais, outro para cada assembleia municipal e um terceiro para a eleição das assembleias de freguesia.
Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 freguesias (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).