Madeira

Hospital Particular da Madeira disponibiliza musicoterapia aos pacientes oncológicos

A musicoterapia estará disponível aos pacientes durante a realização da quimioterapia

None

O Hospital de Dia de Oncologia do Hospital Particular da Madeira quer ver implementada de forma recorrente a possibilidade de oferecer musicoterapia aos seus pacientes oncológicos durante a realização da quimioterapia, depois de, em Agosto, ter realizado uma sessão acompanhada de música. 

A musicoterapia em ambiente hospitalar já é abordada há vários anos e em diversos contextos, nomeadamente em cuidados intensivos, bloco operatório e também em acompanhamento oncológico, explicando-se o seu efeito pelo modo como actua ao nível do sistema nervoso central, evocando e/ou fortalecendo sentimentos e emoções. HPM

A musicoterapia começou a ser implementada no HPM em Agosto pela mão de Francisco Lopes e da sua guitarra clássica, sendo que o HPM prevê convidar outros artistas, cujo objectivo será sempre proporcionar sensações de relaxamento, distracção da dor e da sua intensidade.

A instituição quer dar continuidade ao projecto, já que a primeira experiência "correu muito bem", ultrapassando mesmo as expectativas, refere o HPM em nota emitida.

O encontro que nos proporcionou o Francisco Lopes foi fantástico, mas gostávamos de envolver outros artistas com outros instrumentos, mantendo sempre o mesmo foco: proporcionar serenidade e tranquilidade, promotoras de bem-estar.

Por outro lado, a componente científica e de investigação foi também estruturada, tendo a equipa do Hospital de Dia de Oncologia recolhido indicadores fisiológicos e emocionais que permitirão futuramente divulgar resultados em eventos ou publicações científicas, aspectos essenciais da partilha actual do conhecimento e da experiência.