Madeira

20 pescadores, mestres e armadores participaram na primeira sessão de formação para recolha do lixo

None

Cerca de 20 pescadores, mestres e armadores participaram na primeira sessão de formação/sensibilização para a recolha do lixo produzido pelas próprias embarcações e encontrado no mar.

Estas acções, ministradas pela própria directora regional do Mar, Mafalda Freitas, e pelo responsável das Lotas e Entrepostos, Pedro Delgado, vão prolongar-se no tempo, até atingir toda a comunidade piscatória.

O projecto designado 'OceanLit' foi iniciado em 2019, mas a crise sanitária adiou a sua implementação.

Esta terça-feira, o secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, presidiu à primeira sessão da formação/sensibilização, na lota do Funchal, e registou a “forte adesão” dos pescadores, mestres e armadores.

Reconheceu ainda que os pescadores têm hoje em dia “uma atitude mais responsável” em relação ao mar e à necessidade de o preservar, mas entende que “a formação agora iniciada é fundamental para que todos tenhamos a noção da importância que o mar tem na nossa qualidade de vida e nas condições do clima”.

É a primeira vez que a Secretaria Regional de Mar e Pescas e as duas direcções regionais, a do Mar e das Pescas, levam a cabo ações de formação/sensibilização para pescadores, mestres e armadores, com enfoque na recolha do lixo que é produzido a bordo das embarcações, mas também para aquele que é encontrado no mar.