Todos os alunos, do pré-escolar ao 12 º ano, vão ser testados até à próxima semana
Jorge Carvalho admite repetir o rastreio noutras fases do ano lectivo
No culminar do regresso faseado às aulas nas escolas da Região, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, visitou esta terça-feira, dia 14 de setembro, a Escola Básica e Secundária de Machico, onde acompanhou, com os órgãos de gestão daquele estabelecimento de ensino, o início das aulas do ensino secundário e o processo de testagem dos alunos.
Ficou a garantia de “testagem a todos os nossos alunos” que “ocorreu já no pré-escolar e 1º Ciclo, com testes de saliva. A partir do 2º Ciclo, 3º Ciclo e ensino Secundário são os testes de antigénio”. Testes que “estão a decorrer desde o dia de ontem na generalidade das nossas escolas”, prevendo que até final da próxima semana esteja concluído o processo.
“Todos os alunos a partir do pré-escolar até ao 12º ano serão testados. Apenas as creches e jardins de infância é que não serão testados”. Ao todo são cerca de 32 mil alunos que a tutela espera venham a ser testados. Isto porque, a testagem “não é obrigatória, mas tem decorrido com elevado nível de aceitação por parte dos alunos e encarregados de educação”, enalteceu.
Medida justificada para “iniciar o ano lectivo com segurança”.
De resto, reitera que os professores estão colocados, para concluir que este “é um ano lectivo que se inicia com muita tranquilidade”. Procedimento de testagem que poderá repetir-se. A Secretaria de Educação está a considerar a hipótese de novas testagens ao longo do ano lectivo.