‘Funchal Sempre à Frente’ tem programas para o emprego e empreendedorismo
A candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ tem no seu programa eleitoral medidas que visam criar emprego em cooperação com empresas e empresários do Funchal.
Pedro Calado considera importante criar esperança aos estudantes.
“Os jovens têm de sentir que terminando o curso superior ou o curso técnico profissional, vão ter oportunidades de emprego”, salientou.
O cabeça-de-lista à Câmara Municipal do Funchal (CMF) pela coligação PSD/CDS recorda que o concelho do Funchal perdeu 6 mil habitantes nos últimos 10 anos, o que representa uma perda de 600 pessoas por ano.
O candidato refere que “não é por falta de receitas da CMF que não há investimento".
"A autarquia tem um orçamento superior a 100 milhões de euros, os munícipes estão a pagar mais impostos, a autarquia recebeu mais receita e o que temos visto é que essas verbas não tem sido canalizadas no apoio à população, na criação de investimento e na criação de postos de trabalho,” sustentou.
O ‘Funchal Sempre à Frente’ quer dinamizar na cidade uma nova ideia: Criar o Manual Digital do Jovem Empreendedor. Desta forma, explica o candidato, os jovens podem encontrar os apoios, as ferramentas, as entidades responsáveis e os passos a seguir na formação das suas empresas ou projectos.
Outra das apostas passa por desenvolver o Funchal ‘InovSummit’: um evento de empreendedotrsimo, inovação e tecnologia e a realização de feiras de emprego para aproximar os jovens ao contexto real de trabalho.
A candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ preconiza ainda a criação do ‘Gap-Year’-programa para fomentar a aquisição de novas competências e experiências através do voluntariado e formações extra-académicas.
Pedro Calado incluiu nas propostas para a CMF repovoar o centro da cidade apostando na aquisição e reabilitação urbana destinada aos jovens.