Jacinto Serrão propõe criação de Gabinete de Apoio à Agricultura, Mar e Pescas em Câmara de Lobos
"Conhecido como um dos centros piscatórios mais importantes do arquipélago, Câmara de Lobos é um concelho que tem vindo a sobreviver ao longo do tempo, essencialmente da pesca e da agricultura", salienta Jacinto Serrão que, por esse mesmo motivo, "considera fundamental que seja prestado um apoio específico para estas actividades".
O candidato do PS à Câmara Municipal de Câmara de Lobos considera que os apoios "têm uma componente burocrática muito complexa, o que muitas vezes acaba por dificultar e atrasar o acesso a essas ajudas". “Assistimos, durante a pandemia, ao quão difícil e complexo foi o processo de atribuição de apoios a pescadores e armadores. Muitas pessoas tiveram de reunir novamente toda a documentação, após a anterior ter caducado. E isso implicou mais tempo de espera e uma despesa acrescida para quem já estava numa situação difícil”, observa Jacinto Serrão.
O candidato propõe, assim, a criação em Câmara de Lobos de um Gabinete de Apoio à Agricultura, ao Mar e às Pescas, "que possa acompanhar, esclarecer e apoiar as pessoas, nomeadamente em situações de candidatura a apoios regionais e comunitários".
Para Jacinto Serrão “é fundamental que os produtores agrícolas, pescadores e armadores estejam informados em relação aos programas de apoio aos quais devem e podem concorrer”.
O candidato do PS afirma que este gabinete "servirá como um espaço físico, de atendimento à população, no qual as pessoas poderão obter esclarecimentos e informações quanto aos apoios existentes e quais os seus direitos, deveres e, principalmente, quais os prazos a cumprir".
A existência de um Gabinete que preste um apoio e acompanhamento especializados em todos os processos, auxiliará agricultores, pescadores e armadores em questões burocráticas, permitindo, assim, captar um maior número de apoios para estes trabalhadores, que poderão assim dedicar-se ao que realmente lhes interessa: trabalhar a terra e dedicarem-se à faina.
Recorde-se que, por via do falecimento do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, e durante o período de luto nacional, o Partido Socialista-Madeira suspendeu os comícios, convívios e arruadas de campanha.
PS-Madeira suspende arruadas, convívios e comícios durante luto por Jorge Sampaio
O PS-Madeira decidiu suspender os comícios, convívios e arruadas durante os dias de luto pela morte do antigo presidente e socialista Jorge Sampaio.