Madeira

Novo reservatório de rega nos Canhas irá beneficiar 380 regantes

Projecto, orçado em 1 milhão de euros, já está concluído e a obra avançará "em breve" para o terreno

None

O Governo Regional, através da Águas e Resíduos da Madeira (ARM), já adquiriu o terreno na freguesia dos Canhas, no concelho da Ponta do Sol, para construir um novo reservatório de rega, anunciou esta quarta-feira a Secretaria regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas. O projecto está concluído e a obra avançará "em breve" para o terreno.

De acordo com Susana Prada, que visitou o terreno adquirido para o projecto, o objectivo desta obra é "aumentar a capacidade de armazenamento e aproveitar a água de uma nascente próxima durante 24 horas, para entregá-la aos agricultores durante o período de rega. Este investimento vai permitir reforçar o caudal e regularizar o fornecimento de água de rega".

Este novo reservatório de rega representa um investimento de um milhão de euros e irá beneficiar directamente 380 regantes da freguesia dos Canhas, irrigando uma área de 49 hectares.

O referido projecto prevê a construção de um reservatório de 3 mil metros cúbicos, em betão armado, o qual será dotado de equipamentos de comando e automação, supervisão e de telecomunicações, com interligação ao sistema do Centro de Telegestão da ARM (situado no Funchal), permitindo o controlo remoto das operações.

Paralelamente, será feito o lançamento de uma conduta com 400 metros, para beneficiação da adução ao reservatório.

ARM recupera 14 reservatórios

Em simultâneo, a ARM encontra-se a recuperar 14 reservatórios, que integram os sistemas públicos de rega sob gestão da empresa pública, nos concelhos de Machico, Santana e São Vicente. Um investimento de mais de meio milhão de euros, cofinanciado a 85% pelo PRODERAM e a 15% pelo Governo Regional.

As 14 intervenções consistem na substituição das infraestruturas actuais, "com intuito de melhorar as condições de fornecimento de água aos regantes dos referidos municípios, bem como o reforço da segurança das respetivas infra-estruturas".

Recorde-se que a ARM é responsável pela gestão dos sistemas públicos de regadio da Região que consistem em mais de 2.800 quilómetros de canais de transporte de água, 136 reservatórios de água de rega e três lagoas.