'Funchal 2027' anuncia resultados da 'Open Call' a 10 de Setembro
No âmbito da candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura foram submetidos 139 projectos oriundos de vários países
O júri da 'open cal Funchal 2027' acaba de revelar que concluiu a avaliação dos projectos submetidos a concurso, pelo que já foi definida a data de divulgação dos resultados.
Assim, no próximo dia 10 de Setembro, a equipa de missão da candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura divulga o parecer dos jurados que avaliaram as 139 propostas apresentadas.
Refira-se que a chamada à apresentação de projectos de índole artística e/ ou cultural suscitou uma adesão muito significativa, com projectos oriundos de Espanha, França, Brasil, Alemanha e México, para além de Portugal.
A dimensão internacional da iniciativa ganhou ainda maior expressão com os 87 parceiros internacionais associados aos 139 proponentes, alargando o espectro das nações na órbita do Funchal 2027.
A área de intervenção cultural com mais propostas apresentadas foi o cruzamento disciplinar, seguindo-se a Música e o Teatro, adianta a equipa de missãoem comunicado.
O Cinema, Vídeo, Artes Plásticas, Literatura, Fotografia e Gaming, para além de Seminários e Conferências, também enformam o caleidoscópio de projectos a concurso.
A candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura tem o apoio institucional do Governo Regional da Madeira, através da Resolução nº 247/2021 de 16 deAabril, e estabeleceu parcerias com todos os municípios da Região, consolidando o ideal Funchal 2027 como um desígnio regional.
O programa ‘Capital Europeia da Cultura’ foi criado em 1985. Desde então, revelou-se um importante motor de desenvolvimento económico, social e humano das cidades e regiões abrangidas, assumindo-se como um dos principais programas europeus de desenvolvimento territorial a partir do investimento no setor cultural e criativo.
Sob o lema 'Além do mapa, uma cidade de encontros', o Funchal 2027 tem como ambição agregar no projecto, para além do arquipélago, a sua diáspora e as regiões ultraperiféricas europeias. A mais antiga cidade atlântica quer continuar a inaugurar caminhos. O título ‘Capital Europeia da Cultura’ nunca foi atribuído a uma urbe ultraperiférica.
Na corrida ao título Capital Europeia da Cultura 2027 está o Funchal e mais 10 cidades portuguesas: Ponta Delgada, Faro, Évora, Oeiras, Leiria, Coimbra, Aveiro, Braga, Viana do Castelo e Guarda.