Desporto

Maria Martins fecha participação portuguesa nos Jogos Olímpicos

None

A portuguesa Maria Martins estreia Portugal no ciclismo de pista em Jogos Olímpicos, ao participar no omnium de Tóquio2020, sendo a última dos 92 portugueses em prova, antes da Cerimónia de Encerramento dar por terminado o evento.

'Tata' Martins terá a honra de encerrar na pista a participação lusa em Tóquio2020, com uma inédita presença no ciclismo de pista para o país, através da jovem de 22 anos, natural de Santarém, a partir das 10:00 de Tóquio (02:00 em Lisboa).

A portuguesa, essencialmente a mulher que fez história no ciclismo de pista feminino em Portugal, tem uma série de primeiros pódios de sempre de Portugal em competições e traz um conjunto de resultados recentes favoráveis no omnium, série de quatro provas de pista.

Já este ano, venceu a prova de omnium da Taça das Nações de pista de São Petersburgo, na Rússia, em que conquistou também a corrida de eliminação, uma das duas vertentes em que parece mais confortável, depois de ter sido bronze nos Europeus de Elite de 2020 e segunda nos Europeus sub-23.

A outra é o scratch, onde, no ano transato, fez história ao conquistar uma medalha no campeonato do mundo, o bronze, já depois de em 2019 ter sido também terceira no campeonato da Europa.

No velódromo de Izu, a atleta terá de competir também no tempo e nos pontos, encerrando uma participação lusa que 'rendeu', até aqui, quatro medalhas: os bronzes do judoca Jorge Fonseca e do canoísta Fernando Pimenta, a prata de Patrícia Mamona no triplo salto, que também 'rendeu' o quinto campeão olímpico português, Pedro Pichardo, ouro com um ensaio de 17,98 metros.