Coronavírus Madeira

Porto Santo chegou aos 173 casos em Agosto

None

O mês de agosto é tradicionalmente forte em termos turísticos, e este ano não fugiu à regra. No entanto este ano foi igualmente forte em termos de contactos de covid, pois houve muitos contágios na ilha do Porto Santo. 

Rogério Correia, delegado e diretor do centro de saúde local, fez um balanço no que respeita ao mês que agora finda. “O mês de Agosto foi o mês que mais casos de Covid teve, por causa do comportamento errático de alguns jovens e das suas famílias”. 

173 casos em agosto 

“No mês de Agosto contabilizamos 173 casos, destes 173, 97 foram com menos de 18 anos, o que corresponde a 56% dos casos que nós tivemos”, disse Rogério Correia ao DIÁRIO. 

O diretor do centro de saúde adiantou que “estes 173 casos tiveram o seu pico na terceira semana do mês de agosto, no fim de semana de 21/22 de agosto, em que tivemos 91 casos”. 

“Estes casos foram distribuídos por 32 cadeias, mas, no entanto, só sete tiveram residentes no Porto Santo, e só três foram exclusivamente de pessoas da ilha do Porto Santo”, adiantou Rogério Correia. 

O delegado de saúde local acrescentou: "Falamos em 173 casos… tivemos de dar uma resposta pronta, agradecemos a ajuda que o SESARAM, a secretária regional, deram reforçando o pessoal que tínhamos, dando mais camas para toda estas pessoas, porque efectivamente não eram só os 173 casos, mas era obviamente todos seus contactos de alto risco que tinham de ser isolados”. 

Com ajuda de todos houve um bom trabalho 

“O trabalho foi feito e bem, e agradeço à equipa que me acompanhou, enfermeiros, médicos, à minha colega adjunta, Dra. Paula Jardino, e ainda a todos os auxiliares”, afirmou Rogério Correia. 

Atualmente a ilha dourada tem 25 casos… mas é preciso não relaxar

Atualmente o Porto Santo está “com 25 casos, distribuídos por 11 cadeias em que só duas delas são do Porto Santo, e estas devem “fechar” dentro de dois a três dias. Podemos dizer que o Porto Santo passou por um grande problema pandémico, mas estamos a sair bem dele, mas não quero estar eufórico, nem dar uma noção que está tudo bem e relaxar, pelo contrário. Quero que continuem atentos e não se cometam os mesmos erros, para continuarmos esta recuperação e dentro de uma semana ou duas voltarmos aos números que o Porto Santo sempre teve de caos Covid, para assim continuarmos abertos ao turismo, e sermos uma ilha segura, das mais seguras da europa”, disse o medico Rogério Correia ao DIÁRIO.