Eduardo Jesus destaca contributo do sector do turismo para a economia regional
Mercado português representa 51% dos turistas que estão presentes na Madeira
Na sequência das estatísticas divulgadas esta terça-feira, 31 de Agosto, pela Direcção Regional de Estatísticas da Madeira, a respeito das dormidas no alojamento turístico, referentes ao mês de Julho último, em que apresentaram o valor mais elevado desde Novembro de 2019, o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, destaca a "capacidade que a Região teve de recuperar muito rapidamente da situação que foi colocada por força da pandemia".
Os dados agora publicados revelam a tendência que nós estávamos a prever no que diz respeito quer às dormidas, quer ao número de hospedes para RAM. O mês de Julho confirma a tendência da recuperação que nós já estávamos a sentir há algum tempo e reafirma claramente a capacidade que a Região teve de recuperar muito rapidamente da situação que foi colocada por força da pandemia. Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura
O governante com a pasta do turismo explica que os dados são o resultado do "trabalho que tem vindo a ser feito de aproveitamento de todas as oportunidades que têm surgido através da conquista de mercados que nós não trabalhávamos habitualmente e permitindo aqui uma diversificação mais a Leste da europa do que era habitual". Eduardo Jesus avança que os países de Leste já representam cerca de 8% dos turistas que estão presentes na Madeira, o mercado alemão na ordem dos 11-12%, o mercado inglês 21% e o mercado português 51%.
O secretário do Turismo enaltece o trabalho desenvolvido de promoção do destino e captação do interesse dos viajantes pela Madeira, destacando que com os números avançados, o sector do Turismo é novamente "uma grande referência para a economia regional".
Portanto, nós temos aqui alterações que também são significativas relativamente ao passado, mas que expressam bem o esforço que foi feito no sentido da promoção, da captação do interesse e da preferência dos viajantes pela Madeira, eu diria que o sector está de parabéns relativamente à capacidade que teve de recuperar tão rapidamente estes números e colocar o mês de Julho já como uma grande referência para o sector e para a economia regional, porque naturalmente o contributo que é deixado por este sector para a economia da Região Autónoma é um objectivo incontornável. Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura