Madeira

Obras na ER 209 Salões – Barreiro começam na quinta-feira

None

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, realizou uma visita ao local onde, esta semana, arranca a obra da Estrada Regional 209, entre o sítio dos Salões e do Barreiro, na Ponta do Sol.

O arranque está previsto para quinta-feira, dia 2 de Setembro.

“Durante a visita e contacto com os residentes, pudemos constatar que esta é uma obra muito ansiada pela população local e que trará muitos benefícios, não só aos residentes, como aos que diariamente utilizam esta estrada”, referiu, dizendo que se trata de “uma via com uma grande circulação de camiões, pelo que o pavimento se encontrava já danificado”. “

Acrescentou que a obra prevê o alargamento da estrada numa zona de estrangulamento, o que permitirá uma circulação com mais segurança, em especial no que diz respeito aos veículos pesados”. Além disso, referiu que "nesta intervenção está também prevista a construção de passeios pedonais, outra medida que pretende aumentar o nível de conforto e segurança dos utilizadores desta Estrada Regional”.

Esta obra irá decorrer entre o entroncamento com a ER 222 e o Parque Empresarial dos Canhas e vai consistir, essencialmente, em trabalhos de remoção da plataforma existente, constituição de uma nova estrutura de pavimento, incluindo a fundação, execução de passeios na zona urbana (passeios com rebaixamento para acesso pedonal e automóvel), introdução de maior largura nas curvas com um ângulo inferior, alargamento do tabuleiro do pontão, bem como execução de estruturas de suporte (muros sobranceiros e de suporte da plataforma) em betão ciclópico.

O governante salientou que “a requalificação da rede de Estradas Regionais, actualizando as suas caraterísticas às atuais necessidades da população, que passa por rever as intersecções, acessos transversais, perfil transversal, iluminação pública e equipamentos de segurança, é um dos objetivos estratégicos do Governo Regional, na área dos equipamentos e infraestruturas”.

A obra, no concelho da Ponta do Sol, que constitui uma importante ligação ao Paul da Serra, “vai ao encontro deste desígnio do Governo Regional, sempre com o objectivo de melhorar a qualidade de vida da população madeirense e porto santense, bem como de proporcionar um maior conforto e segurança" aos visitantes.

Trata-se de uma obra no valor de 3,88 milhões de euros, acrescidos do IVA à taxa legal em vigor.