Benfica isola-se no topo, rivais minhotos 'anulam-se'
O Benfica teve hoje de se superar para alcançar a liderança isolada da I Liga portuguesa de futebol, operando a reviravolta diante do Tondela, numa quarta jornada em que os rivais minhotos se 'anularam' na 'pedreira'.
No Estádio da Luz, os tondelenses surpreenderam no primeiro tempo e adiantaram-se no marcador por Salvador Agra, mas, depois de muito porfiarem, os 'encarnados' deram a volta ao resultado, com golos 'vindos' do banco, da autoria dos suplentes Rafa e Gilberto.
A formação benfiquista assegurou a quarta vitória no mesmo número de jornadas do campeonato, sendo, agora, a única com pleno de triunfos na prova, face ao empate concedido pelo Sporting na véspera, em Famalicão (1-1).
Antes da paragem do campeonato, para jogos das seleções, as 'águias' garantiram a liderança isolada, com 12 pontos, mais dois do que Sporting, FC Porto e Estoril Praia, todos com 10, enquanto o Tondela averbou a terceira derrota seguida e segue no 13.º posto, com três.
Na 'Pedreira', Sporting de Braga e Vitória de Guimarães 'anularam-se' no clássico minhoto da ronda e empataram 0-0, um resultado que coloca os 'arsenalistas' no quinto lugar, com sete pontos, mais dois do que os vitorianos, que estão em nono.
Na ressaca das eliminações na Liga Conferência Europa, o Paços de Ferreira recuperou de perder com o Tottenham ao ganhar em casa do Portimonense por 1-0, enquanto o Santa Clara, afastado pelo Partizan, levou de vencida o Gil Vicente sob a chuva em São Miguel.
Os pacenses interromperam uma série de dois desaires seguidos no campeonato graças a um tento do brasileiro Douglas Tanque, aos 45+1, igualando os algarvios no meio da tabela, com ambas as equipas a somarem seis pontos.
Nos Açores, os micaelenses venceram pela primeira vez na I Liga em 2021/22 com um golo solitário de Rui Costa (12), num jogo que fica também marcado pela expulsão de Allano, na equipa da casa, e Rúben Fernandes, nos forasteiros, aos 70 minutos. O Santa Clara chegou aos quatro pontos, o Gil Vicente mantém-se nos seis.