Madeira

Veja o vídeo do acender dos ‘Fachos’ de Machico

Tradição secular voltou a cumprir-se em Machico

O que são os ‘Fachos’?

Os 'Fachos' são uma prática comunitária única na Madeira, que faz parte da cultura popular das gentes de Machico. 

A sua origem remonta aos séculos XVII e XVIII', altura em que as populações do Arquipélago da Madeira tinham de acender fogueiras nos cumes das montanhas – os designados ‘fachos’ – para avisar dos ataques de piratas e corsários.

Utilizados inicialmente como mecanismos de defesa, no início do século XX passaram a estar associados à festa religiosa do Santíssimo Sacramento, a qual decorre no todos os anos no último fim-de-semana de Agosto, em Machico.

Os fachos materializam ícones religiosos como a custódia, as cruzes, o cálice, os peixes, os barcos (caravelas e a traineira) e outros objetos mutáveis no tempo, associados aos hábitos e costumes da antiga Vila de Machico. 

No passado, estas formas figurativas eram (re)construídas com varas de madeira. Actualmente, esta prática ritual foi substituída por estruturas metálicas que permanecem inalteráveis ano após ano.

Os fachos são feitos com recurso a materiais como: arame, pregos, óleo queimado e bolas de algodão (desperdício). O espectáculo do fogo e imagem produzido pelos fachos, resulta da combinação das bolas de algodão que são embebidas no óleo queimado e presas com arame à estrutura previamente preparada. Estas bolas são colocadas habilidosamente de forma equidistante e simétrica; uma perícia que oferece um belíssimo espectáculo.