Uzbequistão surpreende seleção de futsal de Portugal e vence por 3-1
A seleção portuguesa de futsal de perdeu hoje por 3-1 com o Uzbequistão, em Viseu, a primeira derrota em quatro jogos de preparação para o Campeonato do Mundo de 2021, na Lituânia.
André Coelho (24 minutos) adiantou Portugal, mas a seleção do Uzbequistão deu a volta ao marcador e venceu com golos Nishonov (25), Choriev e Khamorev, ambos no último minuto da partida numa altura em que Portugal apostava no 'cinco para quatro'.
Na primeira parte prevaleceu a eficácia defensiva das duas equipas, a fecharem bem o caminho para as respetivas balizas, e na qual Portugal falhou muitos passes em situações de transição rápida acabando por não conseguir criar situações de finalização.
Aos sete minutos, Pauleta teve a melhor chance de golo da equipa das 'quinas' em todo o primeiro tempo, mas, isolado, tentou colocar o remate e não acertou na baliza de Umarov. Respondeu o Uzbequistão, aos oito minutos, com Mashrab Adilov a não conseguir a emenda para a baliza numa situação de dois contra um frente ao guarda-redes Edu.
No segundo tempo, André Coelho, aos 24 minutos, finalizou com um remate forte após passe de Zicky e ainda adiantou Portugal, mas o Uzbequistão, sempre mais perigoso nas abordagens à baliza portuguesa, aproveitou uma saída em falso de Edu para, aos 25 minutos, restabelecer a igualdade.
Os comandados de Jorge Braz continuaram a errar muitos passes e raras foram as ocasiões em que consegui uma jogada com princípio, meio e fim.
Nos minutos finais, o técnico nacional apostou no cinco para quatro que viria a ser fatal, com o Uzbequistão a aproveitar duas recuperações de bola e, de baliza aberta, marcar e conquistar a primeira vitória de sempre frente a Portugal.
Depois de Portugal de três triunfos nesta fase de preparação, frente ao Japão (3-2), Venezuela (2-1) e Angola (4-3), a primeira derrota com o Uzbequistão, seleção que vai marcar presença no mundial na Lituânia.
A seleção das 'quinas' volta a jogar no domingo, frente à Costa Rica, em jogo marcado para as 19:00, de novo no Pavilhão Cidade de Viseu.