Eleições Autárquicas Madeira

CDU 'aponta o dedo' a desigualdades "criadas pela Câmara do Funchal"

None

O candidato da CDU à freguesia de São Martinho referiu, hoje, que "existem no concelho do Funchal desigualdades sociais e territoriais cada vez mais profundas" e afirma que estas se agravam "e deixam muita gente nas margens da cidade". 

Duarte Fernandes esteve, esta tarde, na zona do Papagaio Verde para abordar "as desigualdades desencadeadas pela Câmara Municipal do Funchal" consequentes de uma falta de investimento público.

Na mesma iniciativa política, o candidato à Câmara do Funchal afirmou que "as desigualdades se agravaram ao longo desta vereação de maioria PS. As desigualdades territoriais, que provinham do tempo em que o PSD tinha maioria na CMF, tornaram-se mais profundas pelas mãos do PS na medida em que na CMF não foram viabilizados investimentos públicos fundamentais para erradicar causas e factores de agravamento dessas diferenças e desigualdades no Funchal".

Edgar Silva indica que "as desigualdades territoriais acentuaram-se devido à inexistência de acessibilidades condignas àquelas localidades". Acrescenta que "o prolongamento das desigualdades territoriais tornam mais penosas as condições de vida das populações e transformam-se em desigualdades sociais, que criam mecanismos rígidos de exclusão social, de expropriação de direitos de cidadania. Deste modo, tem sido a CMF a responsável pelo desencadear dos processos que agudizam outros factores da injustiça social".

A proposta da CDU passa por uma contraposição ao que tem sido negado pelo PS, nomeadamente a definição do 'Plano de Acessibilidades Urgentes para Erradicação de Desigualdades Territoriais e Sociais' no concelho do Funchal. "Esse plano municipal terá por objectivo resolver estes gravíssimos casos de diferenças e desigualdades que o PS na CMF não quis ou não soube resolver", explica o candidato.

Para a CDU, estes problemas, que provocam tantas penalizações para as condições de vida de tanta gente no Funchal, "estas injustiças há muito poderiam estar resolvidas, e confirmam que as soluções não passam pela rotação entre PS e PSD, que apenas prolongaram e agravaram os problemas, mas requerem a força da CDU, a única das candidaturas com ligação a estes lugares e a estas populações injustiçadas pela erradas políticas do PS e do PSD na CMF, pois, só a CDU se apresenta com propostas concretas para estas urgências do povo do Funchal".