XVII Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial esta sexta-feira, 27 de Agosto
A Casa do Povo de São Roque do Faial organiza na próxima sexta-feira, 27 de Agosto, o XVII Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial, uma iniciativa que faz parte do plano de actividades da instituição.
Em nota enviada à comunicação social, a Casa do Povo explica que a escolha da data prende-se ao facto de que neste fim-de-semana celebra-se a solenidade do padroeiro São Roque, na paróquia da freguesia, sendo esta, a altura do ano em que estão presentes o maior número de emigrantes.
O objectivo desta actividade é proporcionar aos emigrantes "momentos de convívio e de confraternização entre eles e a população em geral. Serve este encontro, também, para mostrar aquilo que se vai fazendo na Freguesia em prol da cultura, nomeadamente nos grupos recreativo - culturais que a Casa do Povo possui".
Há 18 anos que a Casa do Povo atribui um prémio de distinção denominado 'São Roque Peregrino', entregue anualmente a um emigrante da freguesia.
Pretendemos assim reconhecer o mérito daqueles que deixaram a nossa região e que por algum motivo se tenham distinguido na terra que os acolheu. O nome atribuído à distinção deve-se ao fato do nosso padroeiro Glorioso São Roque, ter sido, também, emigrante, pois foi como peregrino que se dedicou à evangelização mais concretamente ajudando os doentes de lepra.
O encontro tem início na igreja paroquial de São Roque do Faial, pelas 19h30, com uma missa de Acção de Graças em homenagem a todos os emigrantes da freguesia. Após a missa, no adro da igreja, haverá a actuação do Grupo Recreativo da nossa Casa do Povo. O ponto alto será a entrega do prémio de distinção 'São Roque Peregrino'. Por fim haverá um pequeno lanche para todos os participantes.
Para concretizar esta actividade, a Casa do Povo contou com a colaboração da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, da Câmara Municipal de Santana, da Junta de Freguesia de São Roque do Faial e da Paroquia de São Roque do Faial.
"A Casa do Povo convida a população a participar na referida actividade, usando máscara e respeitando todas as normas em vigor emanadas pela DGS".