Marco Gonçalves quer mais qualidade de vida em São Martinho
"Desenvolver e melhorar a qualidade de vida em São Martinho, olhando para a suas potencialidades e trabalhar, em rede, com os diversos sectores da sociedade, naquela que é a mais populosa Freguesia do Funchal", é o grande objectivo de Marco Gonçalves, candidato à presidência da junta pela coligação 'Funchal Sempre à Frente'.
O candidato entende que "São Martinho é actualmente uma freguesia estagnada", razão pela qual o programa que apresenta visa potenciar "um novo rumo, com desenvolvimento", mas mantendo sempre "as pessoas como prioridade".
Na área da saúde, dos apoios sociais e terceira idade, o foco da equipa do 'Funchal Sempre à Frente' é a "promoção de uma rede social articulada e equitativa, essencial para assegurar a autonomia, saúde e bem-estar da população". Por outro lado, propõem-se também a "encontrar soluções de proximidade para apoiar a reinserção dos residentes desempregados no mercado de trabalho".
Já no ambiente e qualidade de vida, um dos objectivos é a "promoção da qualidade e sustentabilidade ambiental, através do desenvolvimento de acções comunitárias, que fomentem a preservação e manutenção do ambiente".
De igual modo, a "promoção e mais justa utilização do espaço público", nomeadamente, "esbatendo as barreiras arquitectónicas para as pessoas de mobilidade reduzida" é outra das propostas.
Na área do desporto, cultura, e lazer, #a criação de um espaço multiusos para a cultura e artes, que proporcione à população actividades culturais, performativas e artísticas, assim como todas as condições para o desenvolvimento de iniciativas das associações de São Martinho e de todo o concelho#, é uma das propostas a ter em conta, como também a "dinamização do espaços desportivos lúdicos e de competição, que concedam apoio aos eventos desportivos promovidos pela comunidade".
Ainda nesta área, prometem o "desenvolvimento de locais de lazer e jardins intergeracionais e a requalificação do património histórico".