Casos do dia

Bombeiros de Machico continuam rescaldo na zona da Boa Vista dez dias depois

Foto Helder Santos/Aspress/Arquivo
Foto Helder Santos/Aspress/Arquivo

Deitar água no 'braseiro' da Boa Vista por causa de reacendimentos que ocorrem com frequência. Esse tem sido o trabalho dos Bombeiros Municipais de Machico que, com frequência praticamente diária desde a ignição no dia 16 de Agosto, têm deslocado meios para aquela zona a meia encosta de Água de Pena.

Incêndio em Machico mobiliza bombeiros e helicóptero

Os Bombeiros Municipais de Machico encontram-se a combater um incêndio florestal que deflagrou esta manhã na zona da Boa Vista, perto da estrada que liga o cemitério ao Santo da Serra.

Aconteceu assim nos dias seguintes após a extinção do fogo, tem ocorrido nesta semana com deslocações de pelo menos uma equipa de bombeiros para o local para deitar água sobre o manto e procurar debelar definitivamente as brasas que continuam a queimar o manto inferior.

Incêndio em Água de Pena em fase de rescaldo

No terreno estão 36 operacionais apoiados por quatro viaturas

Tal como ontem à noite também hoje de manhã deverá ser enviada uma equipa.

O fogo chegou a mobilizar 4 corporações, mais de quatro dezenas de operacionais, cerca de dezena e meia de meios terrestres e o helicóptero ao serviço da Protecção Civil.

Quatro corporações e dezenas de operacionais fizeram frente às chamas

Incêndio em Água de Pena, Machico, mobilizou também forças de segurança

Este é um exemplo da dificuldade que é apagar incêndios florestais, sobretudo nesta fase do rescaldo que não gera aparato mas é crucial para evitar reacendimentos.

Também serve de alerta à população para as cautelas que é preciso ter nestas alturas. Enquanto não chover, muito provavelmente este trabalho irá continuar.