Madeira

Governo Regional lamenta morte de "um dos grandes médicos madeirenses"

None

O Governo Regional da Madeira, na pessoa do seu presidente, Miguel Albuquerque, manifestou publicamente, através de uma nota remetida às redações, o seu "mais profundo pesar" pelo falecimento, hoje, no Funchal, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, do médico Roberto Ornelas Monteiro.

Morreu o médico Roberto Ornelas Monteiro

Morreu, esta manhã, o cirurgião Roberto Ornelas Monteiro. O médico, de 87 anos, estava internado no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

À família, o executivo madeirense e o seu presidente endereçam "as suas mais sentidas condolências pelo falecimento de um dos grandes médicos madeirenses".

Um homem que marcou, perenemente, a sociedade onde fez questão de residir e servir.

O governo recorda também Roberto Ornelas Monteiro, como "homem íntegro, competente e um excelente profissional".

O cirurgião Roberto Ornelas Monteiro tinha 87 anos e exerceu Medicina no Hospital Universitário de Coimbra, antes de vir trabalhar para a Região, onde integrou os quadros do Serviço Regional de saúde.

Na Madeira, foi director do serviço de Cirurgia e um dos principais mentores e promotores da modernização encetada pelos hospitais madeirenses, a partir do início dos anos 80.

Ao longo da sua carreira, foi merecedor de várias distinções científicas e da classe, sendo de destacar a Ordem de Mérito, atribuída em 2009 pelo então presidente Aníbal Cabaco Silva.

Foi um médico reconhecido pelos seus pares pela elevada competência, integridade e humanismo demonstrados no exercício da sua profissão. Ocupou diversos cargos de responsabilidade no Serviço Regional de Saúde, sempre com elevado espírito de missão e competência.

Para além de médico, foi ainda investidor e empresário de sucesso (o hotel Quinta da Boa Vista foi por si fundado) e ainda um prestigiado colecionador de arte e de antiguidades.

 É esta ilustre personalidade que o Governo Regional e o seu Presidente pretendem homenagear, também na hora da sua morte, sublinhando a sua gratidão para com os relevantes serviços prestados em nome da nossa Região e em defesa de valores tão elevados como a Saúde Pública e a Vida Humana.