Construção de um canil intermunicipal em Câmara de Lobos está nos planos do CDS
Amílcar Figueira, candidato pelo CDS à presidência da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, destaca que o acolhimento de cães e gatos errantes é da competência das Câmaras Municipais.
O candidato dá conta que em Câmara de Lobos, os animais errantes não são um problema de hoje e, no entender do CDS, é extremamente importante que seja criado um canil ou um centro de recolha animal no concelho.
Sabemos que a SPAD não consegue dar resposta às inúmeras situações / solicitações. A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, não procurando outra alternativa, acabou por remediar o problema usando um penso rápido, ou seja, construiu um canil provisório junto à saída do túnel do Carmo, ignorando que esta zona é uma área habitacional. No nosso entender, o local escolhido para colocar os animais recolhidos foi um mau lugar, uma vez que inúmeras pessoas nos têm abordado com queixas dos transtornos sofridos pelo barulho que os cães fazem, sobretudo durante a noite.
Para a candidatura do CDS a construção de um canil intermunicipal em Câmara de Lobos, deve ser feita o mais rapidamente possível, mas “numa zona que não incomode a população”.
O partido propõe um canil intermunicipal, uma vez que manter uma infra-estrutura destas “acarreta custos elevados”, dessa forma os custos seriam repartidos entre os concelhos envolvidos. O espaço poderia ser contruído, no entender do CDS, no Parque Empresarial do Garachico.
Por fim, a candidatura recomenda e apela à população que “não abandonem os seus animais, porque, para além de ser crime, punível com elevadas coimas, o abandono dos animais é um problema social e uma dor de cabeça para a gestão municipal”.