Kathy Hochul torna-se a primeira mulher à frente do Estado de Nova Iorque
A nova governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, tomou hoje posse e tornou-se a primeira mulher a liderar aquele Estado norte-americano, substituindo Andrew Cuomo, que se demitiu por estar a ser investigado por acusações de assédio sexual.
"Sinto-me honrada por ser oficialmente empossada como a 57.ª governadora de Nova Iorque", escreveu Hochul na sua conta na rede social Twitter, citada pela agência espanhola EFE.
Até segunda-feira, Kathy Hochul, 62 anos, era vice-governadora de Andrew Cuomo, que se demitiu há 15 dias.
A posse ocorreu à meia-noite em Nova Iorque, e espera-se que a nova governadora participe numa cerimónia em que fará o seu primeiro discurso.
Hochul irá liderar o Estado de Nova Iorque até às eleições de 2022, embora já tenha manifestado a intenção de concorrer para ganhar o cargo nas urnas.
"Sou a pessoa mais preparada para assumir esta responsabilidade e vou pedir aos eleitores que voltem a confiar em mim", disse Hochul numa entrevista recente ao canal televisivo NBC.
Andrew Cuomo foi forçado a demitir-se após 10 anos como governador, depois de ter sido alvo de várias alegações de assédio sexual que originaram uma investigação do gabinete do Procurador-Geral de Nova Iorque.
O agora ex-governador despediu-se dos nova-iorquinos na segunda-feira, com um discurso no qual culpou o Procurador-Geral de Nova Iorque, os políticos e a imprensa pela sua queda.
"Quando o governo politiza acusações e manchetes condenam sem factos, mina o sistema de justiça, e isso não serve as mulheres, não serve os homens, não serve a sociedade", disse Cuomo, que desejou sucesso à sua sucessora.
Hochul e Cuomo são membros do Partido Democrata.
Com a posse de Kathy Hochul, há agora nove mulheres como governadores de Estados nos EUA, o que constitui um recorde estabelecido em 2004 e igualado em 2007 e 2019, mas ainda tímido quanto à proporcionalidade de género, segundo a agência Associated Press.
Um século após as mulheres terem conquistado o direito de voto, 19 Estados nunca foram liderados por uma mulher, incluindo alguns dos mais populosos, como a Califórnia, Florida, Pensilvânia e Illinois.