Quantos dias fico em casa se testar positivo à COVID-19?
Os casos estão novamente a aumentar e é um tema que tem gerado alguma controvérsia.
Em alguns casos, poderá ter que ficar em casa 10 dias.
Noutros casos, 14 dias.
Mas porquê?
É simples: Se tiver testado positivo à COVID-19, terá alta clínica ao fim de 10 dias, caso não apresente sintomas há 3 dias, sem necessidade de apresentar um teste negativo. Consoante a DGS, esta norma também se aplica às pessoas que já estão vacinadas.
Se tiver contatado com alguém que testou positivo, será aconselhado a cumprir isolamento profilático durante 14 dias. Isto porque já se sabe que, a partir da exposição ao vírus, existe um período de 1 a 3 dias durante os quais a carga viral vai aumentando e que, mesmo que não tenha sintomas, poderá transmitir o vírus a outras pessoas, mesmo que não suspeite que está infetado e que o seu corpo não apresente sinais de infeção.
Normalmente, quando aparecem os primeiros sintomas, a carga viral já está perto do seu limite máximo. O risco de transmissão é maior quando começam os sintomas ou nos dias mais próximos do início dos sintomas e nos primeiros cinco dias depois de a doença se ter manifestado.
Dados científicos também referem que, entre 5 a 10 dias após o contágio, o nosso corpo já começa a produzir os primeiros anticorpos contra o vírus. Assim, a DGS considera que, a partir do 7º dia, caso a pessoa infetada não apresente sinais clínicos da doença (febre, tosse ou falta de ar), nem exista a necessidade de recorrer a medicação, é seguro ao 10º dia retomar as suas atividades, considerando que o risco de transmissão da doença já é quase nulo.
Contudo, caso tenha estado em contacto com uma pessoa positiva, é complicado determinar quando ocorreu a infeção e quando começou a incubação, havendo necessidade de considerar o isolamento durante 14 dias, para despistar o aparecimento de sintomas e o período de contágio. Todos os contactos de um infetado de SARS-CoV-2 devem efetuar um teste de despiste e, caso não haja sintomas ao fim de 10 dias, devem repetir o teste.
Caso teste positivo, deverá monitorizar os seus sintomas e seguir as seguintes orientações:
- Cumprir o isolamento profilático, permanecendo em casa e não saindo sob qualquer circunstância, a não ser que requisitado para efetuar os testes exigidos pelo sistema de Saúde;
- Ficar separado das outras pessoas, num quarto com ventilação natural;
- Se possível, utilizar uma casa de banho diferente;
- Ter apenas 1 cuidador;
- Usar máscara;
- Evitar partilha de loiças, alimentos e outros objetos;
- Lavar as mãos sempre que possível.
Lembre-se que estas medidas vão garantir que a cadeira de transmissão deste vírus acaba em si e não contagia o resto da sua família e amigos.
Infelizmente, continuamos com o crescente aumento de casos COVID-19. É essencial a prevenção!
Aconselhamos consultar mais artigos sobre cuidados a ter caso teste positivo à COVID-19:
- A COVID-19 entrou na minha casa. E agora?
- Como limpar e desinfetar a minha casa se alguém testar positivo para a COVID-19
- Vivo com uma pessoa infetada com COVID-19. O que devo fazer?
Relembramos que a empresa Extermínio – Higiene Controle, Lda., do nosso grupo, faz desinfeções profissionais contra a COVID-19. Saiba mais AQUI.
Mantenha-se protegido/a.
A Seta Verde – Higiene, Lda. continua a investir na formação dos seus colaboradores para que estes possam aconselhar da melhor maneira os seus clientes.
Comercializamos produtos certificados pelas entidades nacionais de saúde e estamos disponíveis para aconselhar os nossos clientes da melhor maneira.
Informe-se connosco.
291 930 500
Consulte a nossa página de Facebook: Seta Verde – Higiene, Lda