Governo Regional "acarinha" comunidades e investimentos dos emigrantes
Nas comemorações do Dia do Emigrante, que decorreram, este domingo, na freguesia da Ilha (em Santana), o secretário regional das Finanças evidenciou o compromisso assumido pelo Governo, no sentido de captar e facilitar o investimento externo por parte dos emigrantes madeirenses.
O Governo Regional tem procurado promover todas as possibilidades e facilidades para, dentro do quadro geral de captação de investimento externo, particularizar e optimizar o investimento que possa vir através das nossas comunidades.
Rogério Gouveia, que presidiu à cerimónia em representação do presidente do Governo Regional, revelou a propósito que está, neste momento, em curso a revisão do Código Fiscal do Investimento, "que visa, mais uma vez, potenciar a captação de investimento externo na Região, onde se insere o potencial investimento dos emigrantes”.
O governante destacou ainda a criação de vários programas de incentivo nessa área, bem como a criação de departamentos “específicos e especializados com esse propósito”, apontando como exemplo a Invest Madeira.
Numa outra vertente, afirmou que o executivo madeirense tem procurado “acarinhar, conhecer e acompanhar” as diversas comunidades espalhadas pelo mundo.
Neste campo enalteceu o “trabalho extraordinário” levado a cabo pela Direcção Regional das Comunidades e Cooperação externa, particularmente nestes últimos dois anos de pandemia, “procurando acompanhar as incidências de todas as nossas comunidades”.
Recordou ainda o acompanhamento realizado junto das pessoas que regressaram da Venezuela, os acontecimentos mais recentes na África do Sul ou a problemática do Brexit, reiterando o empenho do Governo Regional em “estar sempre presente”.