Casos do dia

Estrangeiro perdido na serra resgatado pelos bombeiros e Polícia Florestal

Cidadão francês fazia caminhada solitária entre a Encumeada e o Seixal

Lombo do Mouro, entre a Encumeada e o Paul da Serra
Lombo do Mouro, entre a Encumeada e o Paul da Serra, foto Orlando Drumond

Um turista francês foi ao final da noite desta segunda-feira resgatado pelos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz e pela Polícia Florestal depois de se ter perdido quando fazia caminhada solitária entre a Encumeada e o Seixal.

O homem de 52 anos, fazia sozinho o percurso a pé a levada a partir da Encumeada e em direcção ao Paul da Serra, com passagem pela zona das Ginjas, quando a determinada altura terá ficado desorientado, sentindo-se perdido na serra.

Foi o próprio a contactar a esposa, hospedada numa unidade hoteleira de São Vicente, a pedir ajuda por se encontrar perdido na serra. Esposa que por sua vez pediu ajuda às autoridades, que accionaram os bombeiros com quartel em São Vicente para realizar as buscas em colaboração com a Polícia Floresta. Foram mobilizados quatro elementos, dois de cada estrutura. Pelas referências dadas, os meios no terreno dirigiram-se para a zona conhecida como Lombo Barbinhas, no Paul da Serra. A percepção do local foi determinante para em cerca de meia hora de buscas fosse encontrado o paradeiro do cidadão. Tal verificou-se pelas 23:12. Felizmente acabou bem a aventura deste francês.

Ainda assim, o comandante dos BVSVPM, Artur Fernandes, reforça os apelos de evitar caminhar sozinho e sobretudo, munir-se de condições para enfrentar imprevistos. Uma das recomendações é levar sempre telemóvel com bateria carregada. Neste caso acabou por ser determinante o meio de comunicação, não apenas para dar o alerta, mas também para recolher informações preciosas que levaram ao resgate em pouco tempo.

Mas fica o aviso: “Uma situação destas pode ser fatal”, lembra.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo