Suécia vence Portugal na pré-qualificação para o Mundial de basquetebol
Selecção nacional defronta amanhã o Luxemburgo e pode avançar para a derradeira fase de apuramento, que vai definir os 12 representantes europeus no Mundial
A seleção sueca de basquetebol masculino venceu hoje Portugal por 79-60, no terceiro jogo luso da segunda ronda de pré-qualificação para Mundial de 2023, que está a decorrer em Matosinhos.
A seleção portuguesa tinha vencido a Suécia no primeiro jogo desta ronda (79-77), depois bateu o Luxemburgo (83-74) e hoje sofreu uma derrota por números que falam por si.
Portugal foi para o intervalo a ganhar por 32-31, mas, no segundo tempo, caiu a pique e marcou apenas 28 pontos contra 48 do adversário, devido ao seu desacerto coletivo e à eficácia revelada pelo conjunto escandinavo sob a batuta de Ludvig Hakanson.
O jogo começou mal para os portugueses, que, por isso, chegaram ao final do primeiro período em desvantagem, devido a uma baixa percentagem de concretização nos lançamentos tentados e a claras dificuldades junto às tabelas ante os 2,21 metros de Mattias Markuysson e os 2,10 de Simon Birgander.
Portugal subiu de rendimento no segundo período, porque empregou muito mais velocidade e energia nas suas ações ofensivas e Diogo Brito mexeu com a equipa e fez 12 pontos.
A vantagem por um ponto ao intervalo premiou a reação portuguesa no segundo período da primeira parte e nada sugeria o 'apagão' coletivo na segunda parte.
Portugal esteve mais de cinco minutos sem pontuar e a Suécia saltou rapidamente para a frente do marcador, com Hakanson, que joga no Fuenlabrada, da primeira divisão espanhola, a guiar a sua equipa e a servir bem os seus companheiros.
O terceiro período terminou com a seleção nacional a perder já por dez pontos (44-54), porque falhou vários lançamentos, alguns dos quais pareciam fáceis, e a Suécia foi marcando e dominou sob as tabelas graças às 'torres' Markusson e Birgander.
Os derradeiros 10 minutos confirmaram a superioridade sueca em todos os capítulos e a desinspiração total do conjunto português. Diogo Brito, que tinha estado bem até ao intervalo, com 12 pontos marcados, ficou em branco na segunda parte, mas ainda assim foi o melhor apontador nacional.
Portugal defronta outra vez o Luxemburgo na terça-feira e no mesmo local. Os dois primeiros classificados avançam para a derradeira fase de apuramento, que vai definir os 12 representantes europeus no 19.º Mundial de basquetebol, que terá lugar de 25 de agosto a 10 de setembro de 2023, nas Filipinas, Japão e Indonésia.
Sob a arbitragem de Andris Aunkrogers (Letónia), Tanel Suslov (Estónia) e Martin Vulic (Croácia), as equipas alinharam e marcaram:
Portugal (60): Vladyslav Voytso, Diogo Ventura (2), Miguel Queiroz (2), Pedro Bastos (2) e Sasa Borovnjak (4). Jogaram ainda, Diogo Brito (12), José Barbosa (8), Sérgio Silva (6), Ricardo Monteiro (8), Gonçalo Delgado (8), Francisco Amarante (6) e Diogo Gameiro (2).
Selecionador: Mário Gomes.
Suécia (79): Denzel Andersson (18), Charles Barton (3), Ludvig Hakanson (16), Christopher Czerapowicz (13) e Simon Birgander (12). Jogaram ainda, Alexander Lindqvist (6), Mattias Markus Markusson (7), Melwin Pantzar (2), Nathan Dawiit e Felix Terins (2).
Selecionador: Hugo Munoz.
Marcha do marcador: 12-16 (primeiro período), 32-31(intervalo), 44-54 (terceiro período) e 60-77 (resultado final).
Assistência: 500 espetadores.