Evacuadas várias aldeias nos arredores de Jerusalém devido a grande incêndio
Diversas habitações em aldeias dos arredores de Jerusalém foram hoje evacuadas na sequência de um incêndio de grandes dimensões que alastrou a várias zonas arborizadas, anunciou a polícia em comunicado.
Dezenas de bombeiros com aviões de combate a incêndios estão a tentar dominar o incêndio, cujo fumo é já visível em quase toda a Jerusalém.
"O fogo está a propagar-se rapidamente devido aos fortes ventos e pedimos já ajuda a bombeiros de diversas regiões", disse o porta-voz do corpo de bombeiros de Jerusalém, citado num comunicado.
Ameaçadas pelas chamas, as aldeias de Beit Meir, Shoava e Ramat Raziel, a oeste de Jerusalém, foram evacuadas e várias estradas estão bloqueadas, segundo a polícia.
O autarca Yitzhak Ravitz, de Kyriat Yearim, uma pequena vila próxima das aldeias evacuadas, disse à rádio pública que esta "abriu as suas portas (...) para [receber] todas as famílias que precisam de proteção".
Há 10 dias, um incêndio deflagrou na mesma zona, mas foi rapidamente controlado.
A origem do incêndio que agora lavra ainda não foi determinada, mas os fogos são muito comuns em Israel, devido às altas temperaturas.
A bacia do Mediterrâneo tem sido afetada nas últimas semanas por diversos incêndios, especialmente na Grécia, Turquia e Argélia. Neste país, dezenas de pessoas morreram desde segunda-feira em incêndios florestais.