Coronavírus País

Açores com 67 novos casos nas últimas 24 horas

None

Os Açores registaram 67 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, 56 dos quais em São Miguel, sete na Terceira e quatro no Faial, e contam ainda 77 recuperações, adianta hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No boletim diário, a autoridade esclarece que dois dos casos detetados em São Miguel dizem respeito a um passageiro não residente com teste positivo à chegada e a "um teste realizado a viajante residente, por sintomatologia".

Todos as outras infeções correspondem a transmissão comunitária, sendo 37 no concelho de Ponta Delgada, 13 na Ribeira Grande, quatro na Lagoa, um na Povoação e um no Nordeste.

Na Terceira, um dos casos também se refere a um "passageiro residente que testou positivo por sintomatologia", e os restantes são de transmissão comunitária.

O concelho da Praia da Vitória tem um novo caso e outros seis são no concelho de Angra do Heroísmo.

Quanto ao Faial, os quatro diagnósticos de hoje estão ligados à cadeia de transmissão local existente na ilha.

Das 77 recuperações registadas nas últimas 24 horas, 66 foram em São Miguel, sete em Santa Maria e quatro na Terceira.

Hoje há um aumento nos internamentos devido à covid-19, que são agora 10 em toda a região.

No Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, estão internadas seis pessoas, e no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira há quatro pessoas hospitalizadas, uma das quais em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

O arquipélago regista presentemente 544 casos positivos ativos, sendo 428 em São Miguel, 73 na Terceira, 24 no Faial, oito em Santa Maria, seis no Pico e cinco em São Jorge.

Estão ativas sete cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas em São Jorge, duas em Santa Maria e uma no Faial. Até ao presente foram extintas 223 em todas as ilhas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.122 casos positivos de covid-19.

Recuperaram da doença 7.383 pessoas, morreram 38, saíram do arquipélago 89 e 68 apresentaram prova de cura anterior.

Nos Açores, 61,6% da população (145.691 pessoas) tinha a vacinação completa contra a covid-19, de acordo com a informação divulgada pela Autoridade de Saúde Regional, que reuniu dados até segunda-feira.

A mesma nota de imprensa indicava que 155.446 pessoas (65,7%) receberam uma dose da vacina.

As ilhas de São Miguel e da Terceira são aquelas onde o processo está mais atrasado.

De acordo com o mesmo comunicado de segunda-feira da Autoridade de Saúde Regional, São Miguel tem 60% da população com a vacinação completa e 61% com a primeira dose.

Na Terceira, tinha recebido a primeira dose 66% da população e 55% estava com a vacinação completa.

A covid-19 provocou pelo menos 4.303.610 mortes em todo o mundo, entre mais de 203,3 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.467 pessoas e foram registados 986.967 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.