Mundo

AICEP celebra acordo com agência regional de investimento no Brasil

None
Foto Shutterstock

O embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, encerrou esta segunda-feira uma vista de cinco dias ao estado brasileiro de Minas Gerais, onde assinou um acordo de cooperação para fomentar negócios e estimular investimentos.

O acordo de cooperação celebrado entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), assinado durante a visita do embaixador, prevê estreitar laços comerciais entre investidores, fomentando novas possibilidades de parcerias e desenvolvimento económico.

"Tive a oportunidade de ser testemunha da assinatura deu um protocolo entre a nossa AICEP e o INDI, que é a agência de produção de comércio externos de Minas Gerais e eu diria que foi um dos pontos altos da visita", afirmou à Lusa Faro Ramos.

"Esse acordo que tem como objetivo o reforço da cooperação na área de promoção de investimentos, de promoção empresarial entre o estado de Minas Gerais e Portugal porque já temos uma boa cooperação, mas queremos incentivar novos negócios e intensificar esta cooperação que já e boa, mas pode ser melhor," completou.

Segundo o diplomata, o acordo facilitará a captação de investimentos e o reforço da cooperação económica entre empresários portugueses e brasileiros em Minas Gerais, estado que já tem uma participação importante de empresas portuguesas nas áreas da construção civil, saneamento básico, turismo e energias renováveis.

"Penso que este convénio que agora vai ser aplicado será muito positivo porque embora os dois países [Brasil e Portugal] se conheçam completamente, qualquer oportunidade que apareça para promover este maior conhecimento é boa", pontuou Ramos.

O embaixador também confirmou o protocolo assinado entre AICEP e o INDI foi o primeiro documento para promoção de investimentos firmado com um governo regional do Brasil.

Na viagem, Ramos reuniu-se com uma série de autoridades locais, como o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, com prefeitos de câmara das cidades de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, bem como membros da comunidade portuguesa e luso-brasileira.

Sobre encontro com a comunidade portuguesa de Minas Gerais, um grupo de cerca de 12 mil pessoas registadas junto do Governo português, o embaixador frisou que estas pessoas estão "muito bem integradas" e relatou não ter ouvido relatos sobre problemas a não ser pedidos para uma "oferta mais adequada para atender a procura de serviços consulares".

A procura de serviços consulares "é sempre muita e a oferta muitas vezes acaba por ser limitada, mas no geral a única coisa que ouvi foram referencias positivas ao trabalho da nossa estrutura consular", explicou Faro Ramos.

A viagem também contou com uma agenda voltada para a promoção da cultura, nomeadamente no que se refere à língua portuguesa.

Faro Ramos esteve reunido com uma historiadora, a coordenadora do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (CESPUC), e fez uma visita à Academia Mineira de Letras.

Minas Gerais foi o sexto estado visitado por Ramos desde que assumiu o posto no Brasil, no ano passado.