Madeira

O que ganha o Caniçal com a Zona Franca, questiona a IL

None

A Iniciativa Liberal Machico partilhou, hoje, a sua posição sobre a Zona Franca da Madeira e questiona: “O que ganha o Caniçal, que cedeu o espaço? Um espaço cedido que não paga IMI e que impossibilita o crescimento da vila.”

Adianta que, até ao momento, “não foram reclamadas ou sugeridas nenhumas contrapartidas pelo actual executivo camarário.” A construção do complexo, segundo a IL Machico, restringiu a expansão urbana da freguesia, que “ao longo de mais de 30 anos não recebeu qualquer benefício directo pela disponibilização de um espaço que é seu.”

Todos os anos a Zona Franca da Madeira distribui dividendos de milhões que acabam por apaziguar a dívida pública do Governo Regional. A IL Machico propõe que uma pequena parte desse montante seja também ser usado em investimento na freguesia que suporta o complexo. Iniciativa Liberal Machico

Para este montante a ser investido na freguesia, as propostas da IL Machico passam pela reabilitação do complexo náutico da Ribeira de Natal, que “poderia ser motivo de atractividade para os praticantes de desportos náuticos”, e pela construção de uma ciclovia e passeio pedonal, que permita “uma deslocação mais segura até à Ponta de São Lourenço.”

Através destas medidas, pretendemos recompensar a freguesia do Caniçal, que através da Zona Franca da Madeira tem proporcionado diversos benefícios à região e tem sido uma grande alavanca que salvaguarda a autonomia fiscal da RAM. Iniciativa Liberal Machico