Governo prolonga situação de calamidade até 8 de Agosto
O Governo prolongou hoje a situação de calamidade em Portugal continental até 08 de Agosto, no âmbito do combate à pandemia de covid-19.
"O Conselho de Ministros aprovou uma resolução que prorroga a situação de calamidade em todo o território nacional continental até às 23:59 do dia 8 de Agosto de 2021 e altera as medidas aplicáveis a determinados concelhos", refere o comunicado divulgado após o Conselho de Ministros.
A situação de calamidade, nível de resposta a situações de catástrofe mais alto previsto na Lei de Base da Protecção Civil, entrou em vigor a 01 de Maio e tem sido renovada quinzenalmente.
A actual situação de calamidade termina às 23:59 de domingo.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.128.543 mortos em todo o mundo, entre mais de 191,9 milhões de casos de infecção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em Março de 2020, morreram 17.248 pessoas e foram registados 943.244 casos de infecção, segundo a Direcção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.