PAN-Madeira acusa secretaria do Ambiente e Câmara de São Vicente de "inacção"
Em causa está o depósito de amianto recentemente encontrado em São Vicente
Em comunicado enviado à comunicação social o partido PAN-Madeira anuncia que tem acompanhado com manifesta preocupação a "inacção da secretaria regional do Ambiente e da Câmara Municipal de São Vicente" perante o depósito de “várias toneladas de amianto” descoberto recentemente em São Vicente.
O partido recorda que desde 1 de Janeiro de 2005 a utilização de todas as fibras de amianto foi proibida, devido ao seu efeito carcinogénico.
O PAN entende que perante a situação importa que as autoridades competentes "comecem por resolver o problema (passaram três semanas) e retirar o amianto em segurança e posteriormente apurar responsabilidades".
O partido relembra o Governo Regional que a exposição ao amianto pode provocar doenças graves e defende:
- A actualização da 'Lista de edifícios, instalações e equipamentos públicos que contêm amianto na sua construção', incluindo análises laboratoriais e avaliações da qualidade do ar interior no diagnóstico;
- O aumento do financiamento para a remoção em segurança e para lugar próprio de amianto em edifícios públicos;
- A elaboração de um Plano Estratégico para o Amianto, definindo metas para a sua remoção nos edifícios em risco e monitorização dos restantes edifícios, uma vez que ao longo do tempo as condições podem alterar-se face ao momento do diagnóstico.
"Pois a única solução segura para prevenir a exposição ao Amianto é a sua remoção", considera