5 Sentidos

Teatro 'Baltazar Dias' exibe o espectáculo 'Maria, a Mãe' de Elmano Sancho

Sessões decorrem nos dias 21 e 22 de Julho às 21 horas

None

Estreia esta quarta-feira, 21 de Julho, o espectáculo 'Maria, a Mãe' de Elmano Sancho, no Teatro Municipal Baltazar Dias. A peça sobre a perda, a dor, a solidão, a velhice, o esquecimento e a morte, conta com interpretação de Custódia Gallego, Elmano Sancho, João Gaspar e Lucília Raimundo.

 'Maria, a Mãe' estreou em Novembro de 2020 no Teatro da Trindade, em Lisboa, depois, a peça entrou em digressão nacional, realizando apresentações em cerca de sete localidades, terminado no Funchal.

A peça que a partir de amanhã vai estar em cena no Teatro Municipal Baltazar Dias é o segundo texto da trilogia 'A Sagrada Família', que Elmano Sancho começou a escrever em 2017, para a qual venceu uma bolsa da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB).

Produção conjunta do Teatro da Trindade/INATEL, da companhia Loup Solitaire e da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, 'Maria, a Mãe' conta com o apoio da Fundação GDA, criada pela cooperativa Gestão e Direitos dos Artistas e da Câmara de Lisboa

As sessões no 'Baltazar Dias' acontecem nos dias 21 e 22 de Julho às 21 horas.

A Sagrada Família, caixa rectangular de madeira onde se encontram as imagens de José, Maria e Jesus, é um pequeno oratório portátil. Na porta lateral esquerda, estão escritos os nomes dos assinantes que pretendem acolhê-la em casa e seguir os ensinamentos da família de Nazaré. O culto remonta ao século XV e existe de forma residual em algumas aldeias do país. Este oratório é o elemento cénico comum aos três textos que integram A Sagrada Família de Elmano Sancho: José, o pai; Maria, a mãe; Jesus, o filho. Maria, a mãe, segundo texto da trilogia sobre a família. A peça fala sobre a família enquanto pilar principal da sociedade e das relações sociais que estabelecemos.

O encenador e actor, Elmano Sancho, transpõe para o palco pensamentos e sentimentos característicos do trabalho que tem vindo a desenvolver desde 2014, quando se estreou na encenação e foi de imediato premiado ('Misterman', de Enda Walsh).

Sobre o encenador

Nascido em Seul, em 1959, e residente na Alemanha, licenciou-se em Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema. Estudou também na Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid, em Espanha, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, no Brasil, e no Conservatoire National Supérieur D´Art Dramatique de Paris, em França.