Os empatas
Julgava eu que o vírus “empata” nas inaugurações da administração pública estivesse pelo menos contido. Qual é a patologia? Inaugura-se! depois vemos como funciona. Deixo de usar metáforas ou simbolismos para ser mais objectivo.
Ao longo dos anos, o “Sr. Governo” fez inaugurações diversas, em que o tempo de construção das mesmas, durou menos tempo do que a elaboração do regulamento da sua utilização, ou seja, uma demora irritante para quem aspira utilizar horários e custos, o trivial para funcionar. Uma pergunta? Quem é o “empata” ou os “empatas”? Resposta corrente é o sistema, a culpa é do sistema...
Vejamos, o Sr. Presidente do Governo inaugurou recentemente uma zona para treino específico do Golf na magnífica Quinta Magnólia, mais uma “reprise” de um filme, ainda não está a funcionar, nem se sabe como. Mal de nós se um Presidente do Governo tivesse a preocupação de elaborar regulamentos de funcionamento. A sua responsabilidade é no objectivo político-alvo e na escolha cuidadosa dos seus executores, ponto final.
Reafirmo que esta situação a que me refiro é transversal na administração pública e não é por motivação particular responsabilizar este ou aquele. Como cidadão, que já desempenhou funções superiores na administração pública, falo por experiência própria (desporto) e deixo uma mensagem aos actuais e futuros gestores.
Se são jovens não se acomodem aos lugares, estejam atentos e criativos nas vossas funções, não esperem que a preguiça passe, deixem de ser “empatas”.
João Lucas