Eurodeputados apelam a maior cooperação entre os 27 no combate a doenças
A Comissão da Saúde do Parlamento Europeu (PE) adotou hoje uma proposta de posição negocial para um novo regulamento sobre o combate às graves ameaças transfronteiriças para a saúde, apelando a uma maior cooperação entre os Estados-membros.
Num texto que será votado pelo plenário em setembro, os eurodeputados apelam a uma cooperação reforçada entre os Estados-Membros, especialmente entre regiões transfronteiriças, segundo um comunicado.
A Comissão da Saúde do PE apela ainda a uma maior transparência nas aquisições conjuntas e acordos de compra conexos da UE, recomendando que sejam utilizadas para reforçar a posição negocial dos países participantes, melhorar a segurança do abastecimento e assegurar um acesso justo aos produtos médicos.
Como parte da construção de uma União Europeia da Saúde, a Comissão Europeia propôs em 11 de novembro de 2020 um novo quadro de segurança sanitária adaptado aos desafios futuros, com base nas lições aprendidas com a luta contra a pandemia da covid-19.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 4.028.446 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 186,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.