Madeira

Miguel Albuquerque visitou novo acesso ao Paul da Serra esta manhã

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou esta quinta-feira a obra de construção da infraestrutura de protecção e prevenção da floresta da Rede Natura 2000, que consistiu na recuperação, infraestruturação e alargamento de um caminho de acesso ao Paul da Serra e criação de uma rede de abastecimento de água para combate a incêndios florestais.

Além de facilitar a acessibilidade à Rede Natura 2000, a obra constitui-se paralelamente como uma via de acesso prioritário em relação à Defesa Contra Incêndio.

A empreitada está orçada em 2,9 milhões de euros e foi executada pela Câmara Municipal da Calheta, que se candidatou a fundos comunitários, tendo conseguido financiamento para 85% do valor, através do PRODERAM. Carlos Teles, presidente da Câmara da Calheta também acompanhou a comitiva, como o secretário regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos, entre outras personalidades.

À margem da visita, o presidente do Governo Regional reiterou a obrigatoriedade de um teste PCR negativo para todos os viajantes que cheguem à Região, como já tinha avançado ontem

Estrada

O empreendimento consistiu na beneficiação do pavimento e alargamento da rua Dr. Roberto Monteiro, já existente e que dá continuidade ao caminho do Lombo Salão, na Calheta. Aquela rua dá acesso ao Paul da Serra.

O caminho agora intervencionado tem uma extensão de 4.757,72 metros e servirá como faixa corta-fogo e de acesso rápido em caso de incêndio florestal.

Com esta empreitada, fica facilitada em muito a implementação de condições para o combate de incêndios florestais, nomeadamente as condições técnicas e operacionais que permitam a actuação dos bombeiros, a circulação de viaturas de combate aos incêndios e o abastecimento das viaturas de combate aos incêndios.

A Câmara da Calheta introduziu ainda na rua outras redes infraestruturais, como a de comunicações.

A empreitada teve um prazo de execução de 210 dias