Embaixador alerta para gravidade pandémica na África do Sul
O Embaixador de Portugal na África do Sul, Manuel Carvalho, dirigiu hoje uma mensagem à comunidade portuguesa onde refere que “nestes 10 dias a situação pandémica tornou-se grave no país, mas muito especialmente no Gauteng”, uma área onde vivem muitos madeirenses.
O diplomata adianta que “quero portanto sinalizar a minha preocupação com a situação e enviar uma palavra de encorajamento aos que estão a sofrer, bem como apresentar as condolências aos que perderam entes queridos. Conheço infelizmente vários casos, pessoalmente, com caras e nomes”.
Nesta missiva, Manuel Carvalho apelou a que todos se protejam e que respeitem as regras sanitárias conhecidas incluindo o uso de máscara (bem colocada, tapando boca e nariz), a higiene especialmente das mãos, o distanciamento social e, tanto quanto possível, o evitar encontros em espaços interiores.
O embaixador de Portugal na África do Sul fez ainda um apelo para que evitem o contacto físico e que respeitem as regras do chamado 'lockdown' [confinamento] nível 3.
Esclareceu ainda que o surto do Covid-19 afectou também, as equipas consulares em Joanesburgo e em Pretória .
A mensagem termina, dizendo que “enfrentamos tempos difíceis” mas na esperança que “ultrapassaremos o desafio”.