Obra poética de José Tolentino Mendonça em versão revista e aumentada
Assírio & Alvim publica nova edição de 'A Noite Abre Meus Olhos' que chega às livrarias esta semana
'A Noite Abre os Meus Olhos', livro de José Tolentino Mendonça que, em 2015, venceu do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/C.M. de Amarante, chega às livrarias portuguesas numa edição revista e aumentada sob a chancela da Assírio & Alvim.
Nesta 4.ª edição, o livro conta agora com um novo posfácio assinado por Teresa Bartolomei, "proporcionando novas chaves de leitura à obra poética de José Tolentino Mendonça. Ali podemos ler, sobre esta poesia, que «Revertendo, como todas as guerras, a imposição das fronteiras dadas, a poesia recoloca-as e redefine-as, desactiva-as como barreira ou limite, para as abraçar como condição de passagem […]", refere a editora
O presente volume reúne toda a poesia publicada pelo autor, destacando-se ainda das anteriores edições pela inclusão do livro 'Teoria da Fronteira'. Aqui pode ler as primeiras páginas de 'A Noite Abre os Meus Olhos'.
SOBRE O AUTOR
José Tolentino Mendonça, é poeta, sacerdote e professor. Nasceu na ilha da Madeira. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e vive no Vaticano desde 2018, onde é responsável pela Biblioteca Apostólica e pelo Arquivo Secreto do Vaticano. Em 2019, foi elevado a Cardeal pelo Papa Francisco. Tem publicado a sua poesia na Assírio & Alvim e, desde 2017, a sua obra ensaística na Quetzal.
Para José Tolentino Mendonça, "a poesia é a arte de resistir ao seu tempo". Os seus livros têm sido distinguidos com vários prémios, entre eles o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998), o Prémio Pen Club de Ensaio (2005), o italiano Res Magnae, para obras ensaísticas (2015), o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE (2015), o Grande Prémio APE de Crónica (2016) e o prestigiado Prémio Capri-San Michele (2017).