Turco Cuneyt Çakir volta a dirigir encontro de estreia de Portugal
O turco Cuneyt Çakir foi designado para dirigir o encontro de estreia de Portugal no Euro2020, diante da Hungria, em Budapeste, referente ao grupo F, tal como já tinha acontecido em 2016, revelou hoje a UEFA.
Cuneyt Çakir, de 44 anos, é o árbitro dos 18 elegidos para o torneio que mais jogos contabiliza em campeonatos da Europa (seis), três em cada uma das duas edições anteriores, sendo que em ambas dirigiu partidas da seleção portuguesa.
Em França, no Euro2016, no qual Portugal se sagrou campeão europeu pela primeira vez na sua história, Çakir, internacional desde 2006, esteve presente no empate com a Islândia (1-1), igualmente na ronda inaugural da fase de grupos, em Saint-Étienne.
No Campeonato da Europa de 2012, organizado por Ucrânia e Polónia, dirigiu o Portugal-Espanha (0-0), das meias-finais, que terminou com um triunfo de 'La Roja' no desempate por grandes penalidades (4-2), na Donbass Arena, em solo ucraniano.
Çakir arbitrou também a vitória lusa em Belgrado, frente à Sérvia (4-2), a contar para o apuramento do Euro2020, depois de já ter dirigido o Portugal-Noruega (1-0) e o Portugal-Suíça (2-0), das fases de qualificação para o Euro2012 e Mundial2018, respetivamente.
Portugal, que é o detentor do troféu, integra o grupo F do Euro2020, juntamente com Hungria, Alemanha e França, tendo estreia marcada na competição para terça-feira, diante dos húngaros, em Budapeste, a partir das 17:00 (hora de Lisboa).
Portugal treinou já sem Cancelo, mas com Anthony Lopes integrado
O guarda-redes Anthony Lopes treinou hoje integrado na seleção portuguesa de futebol, que já se encontra privada de João Cancelo, dispensado dos convocados para o Euro2020, após ter tido um teste com resultado positivo para o novo coronavírus.
Agência Lusa , 13 Junho 2021 - 10:12
Face ao resultado do teste rápido de antigénio realizado no sábado, o lateral do Manchester City saiu das opções do selecionador Fernando Santos para a competição continental, tendo sido substituído por Diogo Dalot, do Manchester United, conforme adiantou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Por outro lado, Anthony Lopes treinou integrado e sem limitações nos 15 minutos de sessão abertos aos jornalistas, no Estádio Illovszky Rudolf, em Budapeste, parecendo ultrapassados os problemas físicos que o condicionaram nos últimos dias.
Durante aquele período, o guarda-redes do Lyon fez os mesmos exercícios que Rui Patrício e Rui Silva, embora fosse visível a proteção que utilizou na perna direita.
Desta forma, Fernando Santos teve 25 atletas à disposição, sendo que os 22 atletas de campo disponíveis apresentaram-se em pleno, efetuando exercícios de aquecimento que fizeram sobressair a boa disposição reinante no grupo, a dois dias da estreia no Euro2020.