Coronavírus Madeira

Funcionários do edifício do Campo da Barca testados à covid-19 amanhã e sábado

No edifício do Campo da Barca funcionam vários serviços do Governo Regional. Foto Arquivo
No edifício do Campo da Barca funcionam vários serviços do Governo Regional. Foto Arquivo

Os cerca de 500 funcionários que trabalham no edifício do Governo Regional do Campo da Barca vão ter todos testados entre amanhã e depois. Este rastreio surge na sequência de mais um caso de covid-19 identificado hoje entre um dos funcionários da cafetaria que ali existe. 

O espaço onde funciona o bar foi prontamente encerrado  e será alvo de um desinfecção esta sexta-feira. Os colegas que contactaram directamente com a pessoa infectada foram isolados e submetidos a um primeiro teste rápido de antigénio que se revelou negativo. Na próxima semana estas pessoas serão submetidas a teste PCR. 

Ao DIÁRIO, a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI), entidade gestora do edifício, esclareceu que este é o quinto caso activo entre os funcionários das três entidades do Governo Regional que ali estão integradas, nomeadamente a própria SREI, a Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas e a Investimentos Habitacionais da Madeira (que faz parte da Secretaria Regional da Inclusão e Cidadania). 

À parte do caso hoje identificado, os restantes quatro infectados foram identificados nas semana passada e na semana anterior.

Face a esta situação e por uma questão de precaução, foi decidido testar todos os funcionários dos vários serviços, bem como os funcionários da empresa de vigilância que ali prestam serviço.

O rastreio, que decorrer no próprio edifício, vai ser feito por uma farmácia que integra a lista de estabelecimentos com quem o Governo Regional estabeleceu um acordo para a testagem gratuita e massiva da população madeirense com mais de 16 anos. Ficam excluídos desta testagem os funcionários que tenham sido testados recentemente ou que tenham teste já agendado. 

A SREI realça que todas as medidas implementadas foram tomadas seguindo as indicações das autoridades de saúde regionais.