Governo Regional entregou 75 toneladas de composto num mês
Depois dos concelhos da Calheta e de Santana, o Governo Regional passou a disponibilizar composto 100% natural no município do Porto Moniz (sítio da Santa). Trata-se de um produto produzido pela empresa Águas e Resíduos da Madeira – ARM, resultante da transformação de resíduos verdes provenientes da limpeza de jardins. Em apenas um mês, a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas entregou 75 toneladas deste material à população.
Numa iniciativa que juntou vários agricultores no mercado agrícola do Porto Moniz, a secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada recordou que este produto já está disponível nos mercados dos Prazeres e de Santana, além das instalações da ARM, na Meia Serra e Porto Novo.
“Este composto resultou da reativação da central de compostagem para valorização de resíduos verdes provenientes da limpeza dos jardins, transformando-os num composto 100% natural”, disse a governante sublinhando que a adesão tem sido grande. “Em apenas um mês entregamos 7 contentores o que corresponde a 75 toneladas”, disse.
Com esta iniciativa, a secretaria regional apoia os agricultores promovendo a substituição dos fertilizantes químicos, poluentes do ambiente, nomeadamente da água, por nutrientes naturais, provenientes da reciclagem de resíduos verdes.
O material orgânico estará disponível num contentor com capacidade para 25 m3 (cerca de 10 toneladas) e será substituído à medida que seja necessário, consoante o escoamento do material orgânico.